02.04.07
Proteção que vem do arroz com feijão
Agencia Fapesp 30/03/2007 Por Thiago Romero
Principal combinação nas refeições brasileiras, o bom e velho arroz com feijão pode ter associação com a redução no risco de adquirir câncer oral, doença que responde por quase 3% de todos os tumores malignos no Brasil, de acordo com estudo conduzido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
O trabalho, publicado na edição de março da revista Cadernos de Saúde Pública, investigou as associações entre a doença e a dieta de 835 habitantes da capital paulista, sendo 366 pacientes com câncer oral e 469 indivíduos sem histórico da doença.
Os dados do trabalho foram extraídos de um inquérito de hábitos alimentares para investigação do câncer oral, realizado no Brasil pela International Agency for Research on Cancer (Iarc) entre 1998 e 2002. O questionário foi composto por 27 alimentos, sendo que para cada um foi estabelecida uma porção usual de consumo.
Segundo a coordenadora do trabalho, a nutricionista Dirce Maria Marchioni, a pesquisa constatou uma tendência significativa de diminuição do risco de câncer oral com o aumento do consumo de arroz e feijão. A professora da Faculdade de Saúde Pública da USP ressalta que os resultados do trabalho devem ser encarados como hipóteses que representam a situação específica das 835 pessoas analisadas.
“Não há como afirmar que esses dados valem para a população brasileira em geral. Ainda que, desde a década de 1970, o conjunto de evidências de vários estudos internacionais tenha indicado o papel importante da dieta no desenvolvimento de diversos tipos de cânceres”, destacou.
Segundo Dirce, o trabalho não verificou associações entre o câncer oral e o consumo de carne vermelha ou branca. Por outro lado, o consumo de ovos e batata teve associação estatisticamente significativa com a prevalência da doença.
O inquérito da Iarc incluiu também perguntas sobre cigarros e bebidas alcoólicas, cujo consumo foi mais freqüente entre os pacientes com câncer oral. “O fumo e álcool são os fatores de risco mais reconhecidos em todo o mundo para a doença”, lembrou Dirce.
Para ler o artigo Fatores dietéticos e câncer oral: estudo caso-controle na região metropolitana de São Paulo, digite este endereço eletrônico:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
-
criado por Ana
12:58:47